quinta-feira, 7 de julho de 2011

Saúde #01 _ O segredo das unhas roídas

Roer as unhas é um ato involuntário que foge ao controle consciente de quem o pratica. Normalmente a pessoa não pensa em atacar as unhas, mas quando percebe, já partiu para o "ataque". Este hábito aparece com mais freqüência na infância e pode se estender por toda a vida adulta se a desarmonia interna que o provoca não for identificada e superada. Em primeiro lugar, é preciso entender o papel desempenhado pelas unhas no ser humano. As unhas do ser humano equivalem às garras dos animais, sendo que neles elas funcionam como um dispositivo de ataque e defesa, e estão diretamente ligadas à expressão da agressividade. Embora hoje em dia as unhas pouco sejam usadas neste sentido, é exatamente este o verdadeiro significado anímico delas, e desgastá-las através do ato de roer representa uma forma de bloquear a expressão da raiva.
Quando dizemos que uma pessoa colocou as garras de fora, estamos nos referindo ao fato de ela ter demonstrado sua verdadeira natureza agressiva. Ou então, dizer que ela partiu para conquistar o que deseja com unhas e dentes é outra forma de expressar esta verdade. Saber usar a agressividade de maneira positiva representa um grande impulso na vida, pois nem sempre ela é negativa, e dependemos dela para dar o pontapé inicial em nossos projetos. Uma pessoa que perde sua agressividade fica estacionada no mesmo lugar, incapaz de reagir e criar novos rumos.
Roer as unhas significa reprimir a própria agressividade.

Nossos padrões religiosos, culturais e sociais condenam a francademonstração da raiva e da agressividade, sendo natural, portanto, que uma pessoa bloqueie a expressão das mesmas e prefira roer as unhas e atacar a si própria, chegando algumas vezes a deformar os próprios dedos.



Expressar a agressividade não significa necessariamente sair atacando todos a sua frente, mas sim posicionar-se sem medo, ter coragem de dizer o que pensa e não ceder à pressão das pessoas autoritárias que a cercam ou intimidam.
É fundamental tomar consciência do gatilho emocional que detona a compulsão pelas unhas e identificar o "verdadeiro alvo do ataque".
Adultos e crianças sujeitos à convivência com pessoas muito autoritárias e que não têm como expressar sua agressividade são os mais suscetíveis a este problema.

É preciso conhecer melhor a si própria e entender os motivos que a impulsionam a roer as unhas, pois sem esta conscientização fica praticamente impossível superar o problema.


Dicas:

Pratique uma atividade física que permita a liberação da agressividade de forma saudável. Cada pessoa tem uma forma de se expressar diferenciada, portanto, é preciso que você encontre a sua. Pode ser através das lutas, da corrida, da ginástica, da dança, ou de qualquer outra maneira de se exercitar.
Não tenha medo de sua agressividade, apenas procure usá-la de forma positiva.



Trecho extraido do site Bolsa de mulher 
Matéria na Integra.. Clique aqui !! 

Beijo Da Naah (L)

Nenhum comentário:

Postar um comentário